quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Opinião sobre Cinquenta Tons de Liberdade


Terminei a leitura desse livro no domingo e desde então ainda estou meio confusa para fazer algum comentário, mas vamos lá.
Estou confusa pois lembro das duas opiniões que escrevi dos dois primeiros livros, que na maior parte eram negativas, mas esse foi diferente!
Eu AMEI esse livro. Em Cinquenta tons de Cinza, quem está acostumada a romances fofos (como eu) acha o livro estranho. Em Cinquenta tons mais Escuros a autora começa a focar em um verdadeiro relacionamento entre os personagens  e não só o sexo que foi o primeiro livro.
E no Cinquenta tons de Liberdade, os personagens principais estão casados. Algumas pessoas podem achar isso um spoiler (como minha amigas...) mas gente, não precisa ser nenhum gênio pra deduzir que isso aconteceria no ultimo livro, afinal no inicio essa série era uma fanfic de Crepúsculo  e o que acontece em Amanhecer? Edward e Bella se casam e tem uma filha. Em Cinquenta tons de Liberdade não é diferente.
O livro começa com a incrível Lua de Mel de Christian e Ana. Só aparece pequenas lembranças da Ana sobre o seu casamento, mas nada muito exemplificado. Christian Grey, como sempre, consegue ser romântico  e insuportável certas vezes. Como a Ana diz: Meu Cinquenta Tons.
Após a descoberta e a prisão do culpado de sabotar o Charlie Tango no segundo livro, pensei que a história ia ficar parada já que pra mim isso seria o grande desdobramento desse livro. Mas me enganei! A autora conseguiu manter o ritmo de forma magnifica com cenas românticas, cenas de Christian super protetor, cenas de sexo e os e-mails trocados entre eles, que pra mim é o que vai deixar mais saudade dessa série.
Ah, e não é só isso. O final é incrível! Um dos capítulos finais há um dialogo no telefone do banco entre Ana e Christian que me fez chorar. A descoberta da gravidez de Ana também foi um dos momentos que mais me chocaram.
O final foi lindo com direito a um Epilogo de dois anos depois onde podemos ver Christian Grey como um perfeito pai. Também foi outro momento que me fez chorar.
Nunca pensei que choraria no final dessa história, mas aconteceu! Amei o modo que a autora terminou essa série e eu não senti a certeza de uma conclusão. Talvez ainda possamos ter continuações daqui há alguns anos.
Ah, a autora também escreve dois capítulos extras na visão de Christian. Um deles é sobre seu primeiro natal, logo quando ele é adotado pelos Greys. E o segundo é a visão dele do primeiro capitulo de Cinquenta tons de Cinza, ou seja, a entrevista que ele dá a Ana e quando ele vai a loja onde ela trabalha.
Esses dois capítulos me deixaram pensando: Será que E.L James está reescrevendo a historia mas agora na visão de Christian, do mesmo modo que a Stephenie fez com Midnight Sun? 
Bom, se essa for a intenção dela eu acho que vai ser um livro bem perturbador por conta da visão do Christian. Pude sentir isso nesses dois capítulos extras. Se ela lançar eu comprarei com certeza, mas acho que não vou gostar do que vou ler!


É isso, agora vamos aguardar novos livros da E.L James e o filme que vai rolar dessa série :)

Um comentário:

  1. Poucos ainda se deram conta que por trás de um livro já polêmico, existem sinais claros que se trata na realidade de abuso infantil (pedofilia), disfarçado em forma de um "romance" sado-masoquista. A opinião é de uma psicóloga que trabalha a mais de 20 anos com crianças abusadas e violentadas sexualmente.

    Leia mais aqui:
    http://www.anovaordemmundial.com/2012/12/cinquenta-tons-de-cinza-pedofilia.html

    ResponderExcluir