terça-feira, 28 de maio de 2013

Falando sobre Mangás... Monster - Naoki Urasawa


Algo inédito aqui no blog: eu falando sobre um mangá. E algo inédito para mim: esse foi o primeiro mangá que eu li!

Eu assisto animes, desde os 11, 12 anos, quando conheci Hunter x Hunter através da Rede TV (alguém também se lembra que passava no final da tarde uns animes bem bacanas lá? fiquei tão triste quando tiraram :( ). Enfim, o primeiro foi Hunter, ai depois conheci outros, mas os meus preferidos são Hunter x Hunter e Death Note. Ano passado assisti Another, mas não gostei do final. 

Um amigo meu que é bem viciado nessas coisas me recomendou o mangá e o anime Monster. Eu achei super interessante e coloquei na minha lista. Aí, esse mês eu encontrei uns cantos no centro da cidade onde vendem mangás super baratos! Tem até de 1 real! E por sorte encontrei esse do Monster. Não foi por 1 real, mas tava barato: comprei 6 por 24 reais. Comecei a ler no mesmo dia e cerca de uma semana terminei os 6 e fiquei louca pelo sétimo. Mas o legal, é que ele está sendo relançado aqui no Brasil (a versão que eu comprei é da Conrad, editora que faliu) e eles pararam exatamente no sexto. O lançamento é bimestral pela Panini e em junho lança o sétimo (ansiosa!).

Bom, vamos para história. Tenma, é um excelente neurocirurgião, o melhor do hospital onde trabalha e por isso ele é sempre chamado a fazer cirurgias em pessoas importantes. Por causa disso, certa vez ele é atacado por uma mulher pobre, que diz que se ele tivesse escolhido o marido dela ao invés de uma dessas pessoas importantes, seu marido estaria vivo. Isso o choca, já que ele é uma pessoa super "humanitária" por assim dizer.

Certa noite, ele á chamado as pressas ao hospital, para fazer uma cirurgia em uma criança que levou um tiro na cabeça, depois de um massacre em sua casa onde seus pais foram mortos e sua irmã gêmea ficou em estado de choque. Tenma já se preparava para a cirurgia, quando recebe a ordem do diretor para fazer a cirurgia de um prefeito que tinha acabado de chegar em estado grave. Ele sabe que se não fizer a cirurgia na criança, ela irá morrer. Então decide salvar a criança, desobedecendo as ordens do diretor.

Por causa dessa decisão, que levou a morte do prefeito, ele é rebaixado de cargo, e sua futura esposa (que é filha do diretor) se separa dele. Ele aceita as condições, mas não se arrepende. Semanas após a cirurgia de sucesso no garoto Johan, os gêmeos desaparecem do hospital e o diretor é morto. As suspeitas caem sobre Tenma, pois com a morte do diretor ele foi beneficiado, já que ocupou o lugar dele, mas depois é excluído o fato de que ele possa ter matado o diretor. 

Passam-se nove anos na historia e um novo paciente chega ao hospital, dessa vez um criminosa, que fica repetindo a palavra "Monster". Certa noite, Tenma decide voltar ao hospital para visitar o paciente e se depara com a cama vazia, mas o vê da janela. Tenma corre atrás dele e se depara com nada mais nada menos que Johan, o garoto que ele salvou 9 anos atrás.

Depois de uma serie de diálogos Johan diz ter matado o diretor como uma forma de agradecimento a Tenma, e não só isso: foi ele que matou seus próprios pais. O tiro que ele havia recebido na cabeça foi sua irmã que deu, tentando matar o Monstro que era Johan.

Falei muito, mas isso tudo acontece só no primeiro Mangá. Há muito mais e muito mais suspense e mistério com o Johan e Tenma. Você se prende na historia e devora os capítulos. Eu amei. 

O mangá possui 18 volumes, com apenas 6 lançados no Brasil. Repetindo: eles são lançados bimestralmente pela panini. Vale muito a pena conferir! Ainda não vi o anime, mas meu amigo disse que é igual ao mangá. Então se você tá sem dinheiro pra ler o mangá, veja o anime. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário